• Diamantino, 21/07/2018
  • Dólar: R$
  • Euro: R$
  • Fonte Yahoo Exchange
DO BNDES

Presidente do BNDES vai a Nova Mutum debater expansão de ferrovia 329


Fotografia: Reprodução

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), Paulo Rabello, participará, no próximo dia 23, participando do Fórum "Ferrovias e a Integração dos Modais", que debaterá a expansão das ferrovias até Nova Mutum. “Receberemos grandes investidores em nossa cidade, iremos apresentar a viabilidade da ferrovia chegar até Nova Mutum e tenho certeza de que avançaremos na atração de mais investimentos para nossa região”, disse o prefeito Adriano Pivetta.

Atualmente, a malha ferroviária de Mato Grosso está parada em Rondonópolis (região Sul) e há projeto da expansão até Cuiabá. Um dos maiores problemas enfrentados pelos produtores é o alto custo de escoamento e as ferrovias trilhos são alternativas ágeis e com custos menores. Nova Mutum é cortada pela rodovia federal BR-163 e está no entroncamento das rodovias estaduais MT-235 e MT-249. A região compõe um polo com 18 municípios que juntos somam mais de 500 habitantes cuja produção de grãos é superior a 20 milhões de toneladas.

A expansão da Vicente Vuolo vem sendo discutida há vários meses. Em março, o assunto foi tema de um evento em Cuiabá porque a capital também está nos planos de expansão da ferrovia. Caso o projeto saia do papel, deve beneficiar 13 municípios e contribuir para atrair indústrias, reduzir custo do frete, gerar emprego e desenvolver a sregião economicamente.

O Movimento Pró-Ferrovia, Fórum Pró-Ferrovia, a prefeitura e entidades organizam o simpósio. Conforme Só Notícia sjá informou, o fórum terá participação do presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres Jorge Bastos, do secretario estadual de Infraestrutura, Marcelo Duarte, o presidente do movimento Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, e o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin. Haverá palestra do ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo (SP), Frederico Bussinger dos “desafios das ferrovias brasileiras”. Serão debatedores neste painel o diretor executivo do movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz, o secretário de Coordenação de Projetos, Tarcísio Gomes de Freitas, e o secretario de Fomento e Parcerias do MTPAR, Dino Batista.

Veja também

FUMAÇA Queimadas continuam em Tangará da Serra causando muitos transtornos
PREVISÃO Chapada pode registrar 11º e Cuiabá 18º no final de semana; confira
Prefeitura realizará Mutirão da Conciliação Fiscal para contribuintes inscritos em dívida ativa
Abandono Coleta de lixo falha e população cobra gestão Eduardo e Gaúcho
MUTUM 2020 Obra de recapeamento de ruas e avenidas de Nova Mutum é concluída
Nova Mutum Prefeitura de Nova Mutum notifica empresa que executou torres de iluminação do estádio municipal
Publicidade

Copyright © 2013 - 2018 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados