Sexta-feira, 24 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Geral

11 LEITÕES

Porcos nascem sem olhos e focinhos em fazenda de Tangará da Serra

Uma ninhada de leitões nasceu com deformações em uma fazenda de Tangará da Serra. A porca deu à luz a onze leitões e a maioria nasceu com algum tipo de má formação, o que causou preocupação ao fazendeiro.


O construtor Ademilson Rios do Nascimento vive do trabalho na fazenda com porcos há 37 anos, mas essa foi a primeira vez que testemunhou uma má formação desse tipo. Alguns leitões nasceram sem olhos e focinhos.

“Esses porcos muito provavelmente tinham o gene da má formação, mas que ainda não eram expressos, quando os animais foram cruzados esse genes se uniram e ocorreu a má formação”, diz Felipe Mainardi.


Dos onze filhotes, cinco nasceram sem má formações, dois morrem e quatro estão sobrevivendo com alguma deformação.


“Na quarta cria dela vieram esses leitões defeituosos que morreram cedo. O único que nasceu perfeito morreu”, relembrou Ademilson.


Ainda segundo o especialista, a chance de sobrevivência de animais deformados é muito baixa, e mesmo que cheguem a sobreviver, as chances de se desenvolver são raras.


De acordo com médico veterinário do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA), essas malformações congênitas, provavelmente, ocorreram pela combinação de genes recessivos possibilitados pelo cruzamento entre a porca e uma cria.

 
Sitevip Internet