Sexta-feira, 24 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Geral

RIO ARINOS

Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Arinos será formado por Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Juara e mais 11

A secretaria estadual de Meio Ambiente começou o planejamento para criar o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Arinos para conduzir debates e decisões sobre assuntos relacionados ao uso de água da região, como irrigações de cultivos, geração de energia elétrica e atividades de lazer, o que impulsiona diversas atividades na região. Haverá gestão participativa e descentralizada, os membros eleitos deliberam sobre o uso e as ações de conservação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica formada por 14 municípios – Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Juara, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Itanhangá, Tapurah, Nova Maringá, Nova Bandeirantes, São José do Rio Claro, Diamantino, Nobres e Nortelândia, com uma extensão total de 58.8 mil km².

O rio Arinos nasce no tabuleiro de um contraforte da Serra Azul, a 400 metros de altitude, percorrendo aproximadamente 725 km no sentido sul-norte até desaguar na margem direita do rio Juruena “Conhecidos como parlamento das águas, os Comitês de Bacia Hidrográfica são entes do Sistema Estadual dos Recursos Hídricos e atuam como pontos de discussão e deliberação a respeito da gestão dos recursos hídricos em Mato Grosso, compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público”, explicou o gerente de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema, Leandro Obadowiski.

A Sema abordou, na reunião com 7 secretários municipais, questões técnicas como o uso da água e a implementação de instrumentos de gestão e resolução de conflitos. Foram apresentadas as características fisiográficas do rio, com ênfase nos múltiplos usos do Rio Arinos e no aproveitamento sustentável do recurso hídrico, abrangendo a sua importância para a manutenção da vida e das atividades humanas.

A pauta começou a ser discutida em julho, a partir do engajamento e mobilização da sociedade civil e dos usuários de recursos hídricos para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica. As próximas etapas envolvem a formulação de uma proposta ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos juntamente da formação da Comissão Pró-Comitê, para formalizar a criação do CBH do Rio Arinos, informa a assessoria da Sema.

 
 
Sitevip Internet