Quinta-feira, 23 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Política

IMPASSE NO UNIÃO

PSD provoca e marca “filiação” de Botelho para 11 de dezembro

Presidente da AL quer ser candidato a prefeito de Cuiabá, e encontra vetos no União Brasil

PSD provoca e marca “filiação” de Botelho para 11 de dezembro

Foto: Vanderson Ferraz-ALMT

O PSD de Cuiabá agendou para o dia 11 de dezembro, uma segunda-feira, no Centro de Eventos do Pantanal, o ato de filiação do deputado estadual Eduardo Botelho (União). 

Ele está com um pé e meio fora do União. Ainda não está com os dois pés porque é ético, cuidadoso e educado

 

A definição da data é uma provocação do deputado Wilson Santos (PSD), uma vez que Botelho ainda não anunciou oficialmente se vai sair do União. 

 

A mudança poderá ocorrer pois o PSD quer tê-lo como candidato a prefeito de Cuiabá no ano que vem, e Botelho tem enfrentado resistência dentro do União Brasil.

  

Wilson afirmou que se reuniu com a cúpula do PSD Municipal na manhã desta terça-feira (7) e definiu a programação do evento. Segundo o deputado, Botelho deve aguardar o governador Mauro Mendes, presidente do União Brasil Mato Grosso, retornar da China para comunicar sua saída.

 

“Ele está com um pé e meio fora do União. Ainda não está com os dois pés porque é ético, cuidadoso e educado. Ele sabe que o governador tem candidato, e não é ele. A primeira-dama não quer a sua candidatura. E o Botelho está com um pé e meio no PSD”, disse Wilson em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real.

 

o presidente Kassab me pediu para levar o deputado Botelho para conhecê-lo. Ele está encantado com a história do Botelho e com o destaque dele nas pesquisas

Botelho trava uma disputa interna com o secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia dentro do União para ver quem será o candidato da sigla. Ocorre que o governador Mauro Mendes já admitiu que firmou um compromisso com Garcia para apoiar sua candidatura.

 

Kassab empolgado

 

O presidente do PSD Nacional, Gilberto Kassab, está empolgado com a pré-candidatura de Botelho em Cuiabá, segundo Wilson. Ele agendou um encontro entre os dois para depois do ato de filiação. 

 

“Ontem [segunda-feira] estive em São Paulo e o presidente Kassab me pediu para levar o deputado Botelho para conhecê-lo. Ele está encantado com a história do Botelho e com o destaque dele nas pesquisas”. 

 

“E eu disse que Botelho é 'simplão', ‘cuiabanão’, gente fina, tem um bom coração, teve sucesso como empresário e agora como político. Tem tudo para ser o prefeito de Cuiabá”, emendou.

 

Impasse no União

 

Na semana passada, em uma reunião entre Mendes, Botelho e Garcia, o governador sugeriu que uma pesquisa qualitativa seja o principal critério para a definição do candidato da sigla.

 

Garcia aceitou de pronto, mas Botelho rechaçou. “A eleição é uma corrida de longa distância, mas não se pode menosprezar quem já esta lá na frente e já deu vários passos. A pesquisa qualitativa serviria se caso nós dois estivéssemos empatados, porque ela é subjetiva, não tem critérios exatos”, disse.

 

O impasse não foi solucionado, e os pré-candidatos aguardam o retorno de Mendes da China, que deve ocorrer no dia 17 de novembro.

 
Sitevip Internet