Quinta-feira, 23 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Política

MEGAESTRUTURA

Novo presidente do TCE revela construção de nova sede; Estado já doou área

Recém-empossado presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Sérgio Ricardo revelou nesta terça-feira, 21 de novembro, que já estuda a possibilidade de construir uma nova sede para a Corte de Contas. O objetivo é ampliar a estrutura do Tribunal, com novas secretarias e um espaço mais moderno para a Escola de Contas.

Estadão Mato Grosso apurou que o Governo do Estado já realizou a doação de uma área atrás do Hospital de Câncer (HCan), no Centro Político Administrativo, para ser a nova casa do TCE. O terreno possui 357,9 mil m² de área e 3.628 metros de perímetro.

 

Sérgio Ricardo conta que já conversou com o governador Mauro Mendes (União) sobre o projeto. Segundo ele, a iniciativa trará economia ao Estado, pois o prédio atual do TCE deve ser cedido ao Governo do Estado, para abrigar alguma secretaria e aliviar os gastos com aluguéis do Executivo.

“Inclusive, já tive uma primeira conversa com o governador. Hoje, o Governo do Estado aluga prédios em todos os cantos. Então, há possibilidade, sim, de o TCE construir uma sede em outro local e ceder toda essa área do Tribunal de Contas, já que o prédio está colado ao Palácio. E para que haja esse espaço, onde o Governo do Estado possa colocar as secretarias. Enfim, é um prédio muito grande, que poderia ser agregado ao Palácio e o Governo iria deixar de pagar vários aluguéis", justificou.

Conforme informações obtidas pela reportagem, os conselheiros pretendem construir uma megaestrutura, que tem sido apelidada de "Cidade de Contas". Além de novas secretarias, o TCE pretende construir uma Escola de Contas para capacitar vereadores, prefeitos e deputados na gestão dos recursos públicos.

"Para que o Tribunal de Contas possa ir para uma sede maior, mais confortável, onde possa implementar as mudanças que quer implementar, inclusive com as novas secretarias que nós queremos criar, sendo a Secretaria de Inovação Tecnológica. A nossa Escola de Contas, que queremos fazer ainda, porque queremos criar um curso em convênio com o Ministério da Educação (MEC) para que possam ser geridos diplomas de gerente de cidades", explicou.

Apesar de comentar seus planos, o conselheiro não informou se já existe projeto do empreendimento e nem deu data para início da construção da nova sede do TCE.

 
Sitevip Internet