Quinta-feira, 23 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Geral

SÓ MAGNATAS

Flávio Dino é aprovado pelo Senado para o Supremo Tribunal Federal em decisão histórica

Um verdadeiro congestionamento de aviões executivos foi visto hoje na divisa dos estados de Goiás e Mato Grosso, devido a uma festa realizada pelos irmãos José Júnior, Joesley Batista e Wesley Batista, filhos de José Batista Sobrinho (vulgo Zé Mineiro), fundador da JBS Friboi, o maior frigorífico do país.

Zé Mineiro faz nesta semana 90 anos e uma festa pomposa está sendo realizada na Fazenda Santa Luzia, em Aruaná, no estado de Goiás, exatamente na divisa com o Mato Grosso.

 

Enquanto cada um dos irmãos tem seu próprio avião executivo, os convidados, em sua maioria, também usam seus jatos, dada a localização distante da fazenda e também a indisponibilidade de hospedagem.

Segundo a Folha de São Paulo informa, esgotaram os jatos executivos disponíveis em Brasília e Goiânia até o final de semana, dada a grande demanda para a festa. A preparação para o festejo inclui um briefing especial para pouso no aeroporto, que foi compartilhado com os vários pilotos que levarão seus patrões até a Fazenda Santa Luzia.

Foram criados dois pontos de entrada (coordenadas de GPS), com nomes José e Mineiro, para que as aeronaves se orientem e organizem para pouso. Também foi informado aos pilotos a disponibilidade de suporte de solo e acomodações para os aviadores, assim como duas frequências exclusivas e temporárias para coordenação do tráfego aéreo. Uma antiga pista da fazenda que é usada como pista de táxi atualmente, foi transformada em pátio de aeronaves.

Apesar de toda preparação, foi gerado um grande congestionamento e vários leitores relataram ao AEROIN estranharem a presença de tantos aviões dando voltas (fazendo órbitas) na divisa dos dois estados. Segundo foi possível apurar na plataforma FlightRadar24, ao menos 11 aviões estavam esperando ou em procedimento de pouso na Fazenda Santa Luzia próximo das 18h30 no horário de Brasília desta quarta-feira.

Utilizando as várias plataformas de rastreamento de voos disponíveis, foi possível chegar à seguinte lista de aviões que estão na Fazenda ou estiveram, deixaram passageiros e saíram. Ela está organizada por matrícula e modelo de aeronave:

PP-BFB – Bombardier Global 7500*
PS-BRR – Beechcraft King Air F90
PS-ALG – Beechcraft King Air B360
PP-CBD – Beechcraft King Air B200
PS-JBS – Beechcraft King Air B350*
PP-BJR – Beechcraft King Air B350
PS-XSX – Beechcraft King Air B200
PS-BEM – Cessna Citation Bravo
PR-NTX – Cessna Citation CJ2
PP-NEH – Cessna Citation II
PP-RST – Cessna Citation XLS
PP-SDY – Cessna Citation Jet
PT-STK – Cessna Citation Jet
PS-KZA – Eclipse 500
PR-TLC – Embraer Legacy 650
PP-FJA – Embraer Legacy 650
PS-VRC – Embraer Praetor 500
PR-FVF – Embraer Phenom 300
PR-VFV – Embraer Phenom 300
PS-VMB – Gulfstream G550
N989AR – Gulfstream G550
PP-AAO – Hawker Beechcraft 400XP
PS-DBD – HondaJet
PS-GOV – Piper PA-31T2 Cheyenne IIXL

Aeronaves marcadas com * são da família dos donos da JBS. Se destaca também o PT-STK, um jatinho CitationJet que foi apreendido em 2020 e a Justiça cedeu ele para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. Outro avião de governo é o PS-GOV, um bimotor Cheyenne que pertence ao Estado do Mato Grosso.

Ao todo foram ao menos 24 aeronaves, sendo a maioria dos modelos Beechcraft King Air e Embraer Phenom 300, com forte predominância da Textron Aviation (Cessna/Beechcraft/Hawker).

 
Sitevip Internet