Segunda-feira, 20 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Geral

OPORTUNIDADE

Oito editais federais abrem 6.640 vagas para concursos e 500 são para MT

Oito editais federais abrem 6.640 vagas para concursos e 500 são para MT

Foto: Luiz Leite

Anúncio de 8 editais com 6.640 vagas de nível médio e superior em 21 órgãos do governo federal amplia as oportunidades para os mato-grossenses que visam atuar na administração pública. Do total de candidatos que serão aprovados no Enem dos Concursos, aproximadamente 500 devem ser lotados em Mato Grosso. Somadas às outras vagas em recrutamentos na esfera estadual, as oportunidades aumentam para quase o dobro, em torno de 900 cargos a serem preenchidos no Estado, afirma o professor Rone de Pádua, da escola preparatória Racha Cuca. Considerando editais que ainda serão lançados, a disponibilidade de vagas na administração pública com lotação em Mato Grosso deverá subir para 3 mil neste ano.
 

Diante desse cenário, a demanda por aulas presenciais nos 3 polos da escola em Cuiabá está maior neste começo de 2024, comparado com o ano anterior, afirma Pádua. As unidades da escola preparatória para concursos públicos e seletivos estão localizadas nos bairros CPA 1 e Coxipó, em Cuiabá, além de Várzea Grande. Novos editais são lançados mês a mês e isso anima os concurseiros, comenta o professor da escola Racha Cuca.

 

No caso do Concurso Público Nacional Unificado 2024, os salários variam entre R$ 5 mil e R$ 22.900. Há vagas para diversas áreas do conhecimento, tanto em nível médio quanto superior. Os 8 editais do chamado Enem dos Concursos foram publicados em edição extraordinária do Diário Oficial da União (D.O.U.) na quarta-feira, 10.

 

Na próxima sexta-feira, 19, começam as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado, com término do prazo previsto em 9 de fevereiro. Com a inscrição na prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas em diferentes órgãos, mas dentro de uma mesma área de atuação.

 

A previsão é que 2,3 milhões de candidatos se inscrevam no certame, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Do total de vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras, além de 30% destinadas aos indígenas nos cargos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

 
Sitevip Internet