Quinta-feira, 23 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Cidades

SAÚDE

Secretaria Municipal de Saúde emite alerta e recomenda cuidados com a Covid

Pessoas com sintomas gripais devem usar máscara e manter a higiene das mãos

 

A Secretaria de Saúde de Nova Mutum está emitindo um alerta à população sobre o aumento dos casos de Covid-19 e a importância de tomar precauções para evitar a propagação do vírus. Entre 01 e 28 de janeiro, Nova Mutum confirmou 84 casos de Covid-19, com um total de 402 casos notificados até o momento e três pessoas hospitalizadas.

Infelizmente, após um longo período sem mortes por Covid-19 em Nova Mutum, um óbito foi registrado no dia 18. A Secretaria de Saúde aconselha que qualquer pessoa que apresente sintomas gripais deve usar máscara e manter as mãos limpas através da higienização constante.

A higienização das mãos e? uma das medidas mais efetivas na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória. Pode ser realizada com álcool 70% ou água e sabão.

Consequentemente, a higienização das mãos e? extremamente importante para evitar a disseminação do vírus causador da covid-19. Ela também interrompe a transmissão de outros vírus e bactérias que causam resfriado comum, gripe e pneumonia, reduzindo assim o impacto geral da doença.

A secretária de Saúde, Sônia Ávila, recomenda a etiqueta respiratória, a qual consiste num conjunto de medidas que devem ser adotadas para evitar e reduzir a disseminação de pequenas gotículas oriundas do aparelho respiratório. “Esta medida ajuda a evitar possível contaminação de outras pessoas que estão em um mesmo ambiente. Precisamos cuidar de todas as formas para que o próximo não seja afetado pelo vírus”, ressaltou.

A etiqueta respiratória consiste nas seguintes ações:

 Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos, ao tossir ou espirrar. Descartar adequadamente o lenço utilizado.

 Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. Se tocar, sempre higienize as mãos como já indicado.

 Manter uma distância mínima de cerca de um (1) metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

 Evitar contato físico com pessoas com sintomas gripais, independente do uso de máscara.

 Não compartilhar objetos de uso pessoal sem higienização adequada.

 
Sitevip Internet