Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Cidades

ASSENTAMENTO

Documentário destaca o desenvolvimento do turismo rural e sustentável no Pontal do Marape em Nova Mutum

O Marape é atravessado por três rios, Arinos, Alegre e Marape

A região está localizada na zona rural de Nova Mutum e conta com atrativos naturais e de produção rural. O documentário “Descubra as Maravilhas de Pontal do Marape”, apresenta o potencial turismo rural do assentamento que fica a 160 km do município. Nos 18 minutos de duração do documentário, lançado nesta semana no Youtube, é possível entender o porquê a região foi escolhida para o projeto do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Pontal do Marape.

O desafio geográfico apresentado para os que desejam conhecer o Marape é parte da experiência deste local, cercado pelo Cerrado, e situado no bioma Amazônico. O Marape é atravessado por três rios, Arinos, Alegre e Marape, e já conta com uma procura expressiva pelo turismo de pesca.

O projeto, que teve início em 2022, buscou por meio de capacitações e ações específicas, promover a capacitação para a atuação nessa e outras formas de turismo, tais como o de aventura, o rural, o ecoturismo, e o equestre, para o desenvolvimento econômico e social das famílias locais.

O documentário lança luz sobre todo o processo, mostrando os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e o impacto positivo que o projeto gerou na vida das pessoas.

O produtor rural e diretor da Associação de Moradores do Marape, Alessandro Oliveira Marinho participou das ações formativas. “A expectativa é grande, pois temos áreas pequenas e precisamos diversificar para ter mais renda, a perspectiva é ampliar com visitação, para ter mais renda na propriedade. Com a formação a gente vê que tem um potencial que nem imaginava.", comemora o produtor rural.

O projeto é resultado de um esforço conjunto entre a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), e com apoio por emenda impositiva do deputado estadual Gilberto Cattani.  

 
Sitevip Internet