Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Cidades

PLANEJAMENTO

Prefeito apresenta projeto de expansão do Setor Logístico Multimodal de Nova Mutum

Leandro Félix apresenta projeto de expansão do Setor Logístico Multimodal de Nova Mutum

O Prefeito Leandro Félix, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Econômico, apresentou em reunião nesta quarta-feira (03/04) aos vereadores da Câmara Municipal o projeto do Setor Logístico Multimodal de Nova Mutum, uma proposta ambiciosa que visa transformar a cidade em um importante centro logístico.

O projeto ocupará uma área de aproximadamente 8.250 hectares, abrigando diversas atividades logísticas e complementares. Toda a àrea de expansão será dividido em vários setores, cada um com uma função específica: Setor Aeroportuário com 1.100 hectares, dedicado à aviação; Setor Rodoviário com 500 hectares, dedicado ao transporte rodoviário; Setor Ferroviário com 800 hectares, dedicado ao transporte ferroviário; Setor de Processamento com 1.250 hectares, dedicado ao processamento de produtos; Setor de Comércio e Serviços com 800 hectares, dedicado ao comércio e serviços; Setor Residencial com 1.200 hectares, dedicado à habitação; e o Setor Industrial, o maior com 2.600 hectares, dedicado à indústria.

Leandro Félix esclareceu, que a cidade de Nova Mutum tem um futuro promissor pela frente. "Queremos com esta visão de longo prazo, tornar-se uma referência em inovação na agroindústria, buscando a expansão e aprimoramento de seus setores produtivos e tendo em vista a sustentabilidade ambiental", disse o gestor Municipal.

Para alcançar essa visão, Nova Mutum planeja viabilizar a infraestrutura física, financeira e o capital humano para as demandas da agroindústria, estimulando a cooperação público-privada para inovação com o posicionamento de Nova Mutum como Polo de Competitividade em Agroindústria.
 

No setor ferroviário, a empresa Rumo Logística já adquiriu terras para implantar o seu terminal ferroviário de Nova Mutum e já executa a obra ferroviária no trecho Rondonópolis em direção a Primavera do Leste. No setor aeroportuário, o município buscará ampliar o aeroporto municipal com mais espaços para hangares e trabalhos especializados em serviços aeronáuticos. Na sequência, deverá ser elaborado um plano diretor técnico visando a transformação do Aeroporto Municipal em Aeroporto Regional, integrando cargas aéreas aos demais modais de transporte.

Segundo o Consultor de Planejamento, Ênio Perin, este projeto é um passo importante para o desenvolvimento de Nova Mutum e para a melhoria da qualidade de vida de sua população. "Com a implementação deste projeto, Nova Mutum poderá se posicionar como um importante centro logístico, contribuindo para o crescimento sustentável da cidade e para a inserção de sua produção no mercado mundial de forma cada vez mais competitiva", destacou.

A proposta será encaminhada à Câmara Municipal para aprovação. A comunidade, as lideranças e os investidores poderão participar deste grande desafio, como agentes indutores do desenvolvimento em Audiência Pública.

 
 
 
Sitevip Internet