Terça-feira, 30 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Cidades

ABERTURA

Começou! O XXVI Jogos Estudantis Diamantinenses (JED’S)

Ao todo nove escolas participam dos jogos e as equipes ganhadoras serão classificadas para os Jogos Escolares Mato-grossense

Sentimento de orgulho e garra marcaram a abertura do XXVI Jogos Estudantis Diamantinenses. Realizado pela Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e em parceria com a Secretaria de Educação, a abertura dos JED’s 2024 aconteceu na terça-feira (09.04), no Ginásio de Esportes do Bairro Buriti. Os jogos são para alunos entre 12 a 17 anos nas modalidades de, futsal, futebol e voleibol.

De acordo com o secretário da pasta, Avelino de Bezerra, a iniciativa tem por objetivo promover a inclusão e convívio entre os alunos das escolas do município, sendo também uma oportunidade de descobrir novos talentos e selecionar as equipes que representarão o município nos Jogos Escolares Mato-grossenses.

O secretário de esporte, ainda falou sobre o sentimento que a abertura proporciona para os jovens atletas e como esse momento marca toda a competição.

“Na abertura apresentamos as escolas participantes do município e se tornou um momento de orgulho entre as equipes, vemos o quanto os próprios alunos torcem e se entregam para os jogos e esse primeiro momento é muito importante sendo decisivo para a sincronia dos alunos e times durante toda a competição.”

Ele ainda completou: “Ao todo serão 59 partidas que acontecerão nas próximas semanas e cada modalidade terá uma equipe campeã que representará o município nos Jogos Escolares Mato-grossense.”

Segundo a pasta, nesta edição nove escolas do município participam do JED’S 2024, sendo elas: Escola Estadual Plácido de Castro, Lucinda Facchini, João Batista, Ana Maria do Couto, Nilce Maria Magalhães, Castro Alves, a Escola Militar Tiradentes, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) de Diamantino e a Escola Particular Phoenix.

O secretário de educação, Eledil Queiroz, falou sobre a importância da competição para o desenvolvimento dos alunos nas escolas e também como aliado na saúde.

“Vemos o quanto o JED’s é importante para o desenvolvimento dos alunos, é enriquecedor o aprendizado que eles recebem só de participar, se tornou uma experiência de campo para eles que ao sair da escola além de aprender mais interagem e trocam experiências. Também é benéfico para a saúde dos nossos adolescentes e um incentivo para a prática de esportes como uma atividade física.”  

Uma das competidoras, Nicole Furst Lyra, de 16 anos, que neste ano encerra sua participação no JED 's contou sobre sua expectativa para a temporada e o sentimento de estar pela última vez no campeonato que marca gerações.

“Estou muito confiante, nossa equipe se preparou para estar participando do JEDS e é muito legal, a gente interage com outras escolas, conhecemos novas pessoas, é uma troca de experiências, todos se tratam com muito respeito e se tornou um momento onde aprendemos mais sobre esporte. Em meu último ano participando do campeonato espero levar a taça pra casa.”

Os Jogos Estudantis é aberto ao público e você também pode prestigiar esse momento,  as partidas ocorrem no Ginásio do Buriti de segunda a sexta-feira até dia 30 de abril, das 08h às 10h30.

A cerimônia de início contou com a presença da assessora jurídica Jumara Bonfim, que representou o prefeito Dr. Manoel Loureiro, e do vereador Ranielli Lima, que também esteve presente.

 
Sitevip Internet