Domingo, 23 de junho de 2024
informe o texto

Notícias Cidades

OPORTUNIDADE

INSCRIÇÕES Seletivo para agente de cultura paga bolsa e auxílio

Termina na próxima segunda-feira (10), o período de inscrições do edital de seleção de Agentes Territoriais de Cultura, realizado pelo Ministério da Cultura. Para Mato Grosso, são 18 vagas, uma para cada polo mato-grossense, além de cadastro reserva. A jornada será de 20 horas semanais e a vinculação será mediante bolsa estudantil de R$ 1.200 mensais por um ano, além de um auxílio inclusão digital de R$ 1.000 em cota única.

 

Os interessados em participar do chamamento público devem ter 18 anos ou mais, ser alfabetizado, ter habilidades com tecnologias digitais, morar em um dos municípios do território da vaga disputada e ter reconhecida atuação na área cultural.

 

Quem está conduzindo o processo no Centro-Oeste é o Instituto Federal de Goiás (IFG) e o edital completo e seus anexos estão disponíveis neste link: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/64-ifg/pro-reitorias/extensao-proex/38211-agentes-territoriais-de-cultura?showall=&start=1. O formulário de inscrição, por sua vez, está neste endereço: https://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2141/.

 

Os 18 territórios mato-grossenses para esta seleção são: Pontes e Lacerda - Comodoro, Cáceres, Mirassol D'Oeste, Cuiabá, Tangará da Serra, Diamantino, Água Boa, Confresa - Vila Rica, Barra do Garças, Juína, Peixoto de Azevedo - Guarantã do Norte, Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Juara, Primavera do Leste, Rondonópolis e Jaciara. Os municípios que compõem cada polo estão descritos no Anexo II do edital.

 

O candidato selecionado estará integrado como aluno bolsista ao Projeto de Extensão do IFG “Formação continuada de Agentes Territoriais de Cultura e mobilização social, no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura na região Centro-Oeste do Brasil”.

 

As informações completas do seletivo estão disponíveis no edital. O escritório do Ministério da Cultura em Mato Grosso está disponível para sanar dúvidas e contribuir com o preenchimento da inscrição, por meio do telefone (65) 99265-0240, com a coordenadora Lígia Viana, ou pelos e-mails escritorio.mt@cultura.gov.br ou ligia.viana@cultura.gov.br.

 

Sobre a seleção pública

Selecionar Agentes Territoriais de Cultura é parte da estratégia de implementação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), pensado para levar o acesso às políticas públicas a todos os territórios do país. O objetivo é fortalecer a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas culturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Cada agente selecionado vai receber formação continuada, por meio de cursos exclusivos que serão oferecidos pelos Institutos Federais, e realizar atividades de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social dentro de seus territórios.

 
Sitevip Internet