Domingo, 8 de dezembro de 2024
informe o texto

Notícias Política

deu em a gazeta

Botelho terá maior tempo de TV, seguido de Lúdio e Abilio

Após a conclusão das convenções eleitorais na capital e as coligações partidárias definidas, já se pode estabelecer uma projeção do tempo de rádio e televisão que os candidatos a prefeito em Cuiabá. A Gazeta calculou a divisão de tempo de acordo com a legislação eleitoral, que divide os 600 segundos de propaganda (10 minutos), em 90% distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados, e o 10% restantes dividido igualitariamente.

 

Nesta projeção, o pré-candidato Eduardo Botelho (União) terá o maior tempo com 3 minutos e 48 segundos de rádio e televisão. Isso porque a sua Coligação ‘Juntos por Cuiabá’ é composto pelo União, Republicanos, PP, PSB, PRD, PMB, Federação PSDB/Cidadania, Solidariedade e Podemos. Levando em consideração apenas os 6 maiores, a chapa de Botelho tem 197 parlamentares, o que garante 3 minutos e 34 segundo.

 

Somado mais 12 segundos distribuídos igualitariamente entre os candidatos, chegará a 3 minutos e 46 segundos. O segundo maior tempo será do deputado Lúdio Cabral (PT). Com a Coligação ‘Coragem e Força pra Mudar’ (Federação PT,PV e PCdoB, PSD e Federação Psol/ Rede), a chapa terá direito a 2 minutos e 45 segundos, incluindo já a divisão de 1 minutos entre os 5 candidatos.

 

Depois aparece o deputado federal Abílio Brunini (PL), que terá 1 minuto e 58 segundos para divulgar o seu programa eleitoral. Isso porque, apesar do PL ser a maior bancada da Câmara Federal com 95 parlamentares, os demais partidos que compõe a Coligação ‘Resgatando Cuiabá’ é composta pelo Novo, PRTB e DC. Desses apenas o Novo possui 3 parlamentares. O candidato Domingos Kennedy (MDB), da Coligação

 

‘Por amor a Cuiabá’ (MDB e PDT), ficará com 1 minuto e 19 segundos de tempo para sua propaganda eleitoral. Já o candidato do PCO, Ricardo Tomaz, terá apenas 12 segundos. Isso porque a sigla só tem direito a receber a divisão de 1 minuto do tempo entre todos os candidatos de forma igualitária.

 

A projeção feita pela Gazeta é com base na atual composição da Câmara Federal. O TSE terá até o dia 13 de agosto para divulgar a atual composição da Câmara Federal, com data limite de 20 de julho de 2024, para divisão do tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e para a realização de debates.

 

Já a exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando-se os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno. Em municípios onde haverá 2º turno, a propaganda em rádio e TV ocorrerá de 11 a 25 de outubro.

 
Sitevip Internet