Sábado, 22 de março de 2025
informe o texto

Notícias Polícia

PEDIDO DA PGE

STF suspende julgamento contra lei de MT que proíbe moratória da soja

Na decisão, Flávio Dino justificou a retirada da medida cautelar da pauta de julgamento do STF para que seja realizada uma audiência de conciliação entre as partes.

STF suspende julgamento contra lei de MT que proíbe moratória da soja

O ministro justificou a retirada da medida cautelar da pauta de julgamento do STF para que seja realizada uma audiência de conciliação entre as partes

Foto: RepórterMT

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu ao pedido do Governo de Mato Grosso, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e retirou da pauta de julgamento a medida cautelar contra a Lei Estadual 12.709/2024, que proíbe a concessão de incentivos fiscais para as empresas adeptas à moratória da soja.

Na decisão, o ministro justificou a retirada da medida cautelar da pauta de julgamento do STF para que seja realizada uma audiência de conciliação entre as partes: “Determino a intimação das partes autoras para que se manifestem sobre o pedido de designação de audiência de conciliação, no prazo comum de cinco dias”.

 

A lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Mauro Mendes, em outubro de 2024, estabelece novos critérios para a concessão de incentivos fiscais no âmbito do estado de Mato Grosso e, na prática, impede a concessão para as empresas adeptas da moratória da soja.

 

 

No entanto, a pedido do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o Partido Verde e a Rede Sustentabilidade, por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o ministro do STF suspendeu a Lei Estadual em dezembro do ano passado.

 

 

Na manifestação pela audiência de conciliação com as partes autoras da ADI, a PGE informou que o Governo possui “tratativas para a solução consensual da questão” com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), “especialmente no que respeita à revisitação do acordo denominado moratória da soja.”

 
Sitevip Internet