Sábado, 22 de março de 2025
informe o texto

Notícias Polícia

NOBRES

Sete pessoas são detidas por visitação ilegal na Gruta da Lagoa Azul

Entre os sete detidos, quatro turistas (M, M, E e L) informaram que haviam sido contratados pelo guia M.F., que cobrou R$ 200,00

Sete pessoas, entre guias turísticos e turistas, foram detidas neste sábado, 01 de março, durante uma fiscalização realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e pela Polícia Militar, no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, em Nobres. O grupo foi preso por desrespeitar as normas de conservação ambiental, praticando ações que causaram danos à unidade de conservação, que está sob proteção legal.

A operação foi coordenada pelo Gerente do Parque Estadual, e teve apoio da GUPM.

A fiscalização encontrou sete pessoas se banhando nas águas da Gruta da Lagoa Azul, o que é proibido pela Portaria Nº 152/2025/SEMA/MT, que regula o acesso e visitação ao local.

 

De acordo com os agentes de fiscalização, as atividades realizadas pelos detidos, como o pisoteio nas águas.

O Parque da Lagoa Azul é uma das principais unidades de conservação do estado e, por isso, a visitação não autorizada é tratada como crime ambiental.

Entre os sete detidos, quatro turistas (M, M, E e L) informaram que haviam sido contratados pelo guia M.F., que cobrou R$ 200,00 por pessoa para realizar o passeio no local proibido. Os outros três, R. e M., chegaram ao parque por conta própria. Após a identificação e o relato dos envolvidos, a GUPM conduziu todos os detidos à Delegacia de Polícia Civil de Nobres para registro da ocorrência, sem a necessidade de uso de algemas e sem que houvesse qualquer lesão corporal.

Os sete indivíduos foram identificados pelas iniciais de seus nomes: M.F.S.C, M.D.L, L.F.P.P, M.L.M, M.R.M.P, R.M.G, e E.C.P. As autoridades responsáveis informaram que os infratores poderão responder por crimes ambientais, com penalidades previstas em lei para quem desrespeitar a proteção do meio ambiente e de áreas de conservação no estado.

A ação de fiscalização é parte de um esforço contínuo das autoridades em garantir a preservação do meio ambiente e a conscientização sobre os impactos das atividades irregulares em áreas protegidas, como a Gruta da Lagoa Azul.

 
Sitevip Internet