Segunda-feira, 17 de agosto de 2026
informe o texto

Notícias Cidades

TÃO PERDIDOS

Se a Prefeitura fosse aluna, estaria reprovada por atraso na entrega dos uniformes escolares

A sorte da gestão é que escola não reprova mais, porém as urnas são implacável

Se a Prefeitura fosse aluna, estaria reprovada por atraso na entrega dos uniformes escolares

Entrega atrasada deveria ser motivo de vergonha para quer ser uma gestão eficiente

Foto: Natalha Magalhães

A Prefeitura de Diamantino finalmente iniciou a entrega dos uniformes escolares para os mais de 3 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. A notícia seria motivo de comemoração se não fosse um detalhe que salta aos olhos: as aulas começaram há cerca de seis meses.

Em qualquer sala de aula, um aluno que entregasse uma atividade com meio ano de atraso dificilmente escaparia da reprovação. Se a gestão municipal ocupasse uma carteira escolar, certamente ouviria do professor que perdeu o prazo e teria sua nota comprometida pela falta de planejamento.

A administração comemora a distribuição dos kits compostos por duas camisetas e um short ou short-saia, destacando que o uniforme proporciona identificação, segurança, igualdade entre os estudantes e economia para as famílias. Todos esses argumentos são verdadeiros. O problema é que esses benefícios deveriam ter acompanhado os alunos desde o primeiro dia letivo, e não quando o calendário escolar já caminha para sua reta final.

Durante meses, milhares de crianças frequentaram as escolas sem o uniforme que agora é apresentado como prioridade da administração. As famílias precisaram improvisar, gastar com roupas para o uso diário ou simplesmente esperar por uma promessa que demorou muito mais do que o aceitável para se concretizar.

Em seu discurso, o prefeito Chico Mendes afirmou que investir na educação é investir no futuro das novas gerações. A frase é correta, mas investir também significa planejar, cumprir cronogramas e entregar aquilo que foi prometido no momento em que a população realmente precisa.

A secretária municipal de Educação também ressaltou que o uniforme fortalece o sentimento de pertencimento, promove igualdade e facilita a identificação dos estudantes. São objetivos importantes, porém enfraquecidos pelo atraso. Afinal, por que essas vantagens só chegam quando boa parte do ano letivo já passou?

O uniforme escolar não é um presente nem uma ação extraordinária. É uma obrigação administrativa que deveria estar disponível no início das aulas. Quando sua entrega acontece apenas seis meses depois, o que deveria ser rotina transforma-se em evento para gerar divulgação institucional.

A administração municipal pode comemorar o cumprimento de uma obrigação, mas dificilmente conseguirá convencer pais e alunos de que meio ano de espera representa eficiência. Na prática, a entrega aconteceu, porém chegou tarde.

No boletim da gestão, o uniforme finalmente recebeu um "entregue". No quesito pontualidade, entretanto, a nota continua baixa. E, seguindo a lógica ensinada nas escolas do próprio município, quem entrega a lição seis meses depois do prazo dificilmente é aprovado.
Siga @odivisormt

O que O Divisor pensa
: Certas ações não merecem nem matéria jornalistica pois expões apenas falhas na gestão, comemorar uma entrega de uniforme no inicio do segundo semestre parece um tanto quanto demonstração de incompetencia ou desorganização. Tá faltando um coordenador politico nesta gestão, ou seja uma pessoa que saiba ao menos medir o senso do que é rediculo na relação politico/administrativo.
Quando vamos realmente comemorar a chegada de investimentos na nossa cidade? Acorda!!!!

 
Sitevip Internet