Assessoria de Imprensa
31/12/1969 - 20:00
O clima pacato e histórico de Diamantino virou cenário para gravação de um dos episódios do documentário “Caçador de Brasis”, da produtora carioca Caliban. O vídeo vai ao ar em 2017, no CINEBRASiLTV, distribuído nacionalmente pela SKY e GVT, entre outras distribuidoras locais.
A equipe composta pelo personagem, narrador e fotógrafo Jurandir Lima, assistente de direção Jurandir Costa e diretor de fotografia Xeno Veloso ficaram quatro dias no município para gravação do material.
Dentre diversas cenas típicas da cultura diamantinense, o documentário registrou a confecção dos instrumentos musicais viola-de-cocho, ganzá e mocho, artesanato em pedras, farmácia natural, ladainhas, história da Casa Memorial dos Viajantes, ruína da estação telegráfica de Rondon e danças típicas (cururu e rasqueado cuiabano).
O livro “Diário Sentimental de Diamantino”, do escritor Nicolas Behr, bem como a expedição do barão russo Georg Heinrich Von Langsdorff serviram de pesquisa para o documentário que mostra cenas nos dias atuais das pinturas que retratavam paisagens da cidade no ano de 1828, quando Diamantino comemorava seu centenário e recebeu os expedicionários.
Diamantino representará o Mato Grosso em um dos 13 episódios da série dirigida pelo renomado cineasta Silvio Tendler, que aborda sobre: arte, história, cultura popular, culinária, música,? natureza,? entre outros? temas, sempre com o olhar fotográfico de Jurandir Lima retratando os personagens e ?suas manifestações culturais.
??Dentre os trabalhos já realizados em parceria entre o fotógrafo e o cineasta estão: Guimarães Rosa (Sujeito Oculto na Rota do Grande Sertão) e O veneno está na mesa II.
O prefeito Juviano Lincoln parabenizou a obra e ressaltou que o fato da cidade ser escolhida é o reconhecimento do município que completou 288 anos e muito contribuiu e contribui para história, cultura e economia do país.
'Ver nossa cidade referenciada no filme de proeminentes profissionais faz valer nosso trabalho de mostrar frequentemente Diamantino para fora. Não haveria maneira melhor de perpetuar nossa cultura a não ser com a própria manifestação cultural, através da sétima arte, Diamantino rende um excelente roteiro real', comemorou o gestor.
As fotos de Jurandir Lima também farão parte do acervo da Casa Memorial dos Viajantes. “O documentário que exibirá ao mundo as riquezas da nossa história será perpetuado em nosso museu, com fotos dos participantes que são nossas personalidades do cotidiano. Fico muito satisfeito em ver nosso povo recebendo o merecido prestígio”, finalizou.
Saiba mais:
Silvio Tendler (Rio de Janeiro, 1950) é um documentarista brasileiro conhecido como 'o cineasta dos vencidos' ou 'o cineasta dos sonhos interrompidos' por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK, Carlos Marighella, entre outros, Silvio já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Em 1981 fundou a Caliban Produções, produtora direcionada para biografias históricas de cunho social. Também produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além de 12 séries.
06/09/2024 - 08:15
02/09/2024 - 07:34
02/09/2024 - 07:32
02/09/2024 - 07:23
02/09/2024 - 07:17