Coordenadoria de Comunicação - TJMT
31/12/1969 - 20:00
A Comarca de Diamantino já está operando com o Processo Judicial Eletrônico (PJe). A nova plataforma processual foi instalada na unidade em uma cerimônia na tarde de 22 de novembro, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha. O evento, realizado na Câmara Municipal da cidade, reuniu advogados, servidores, estudantes e a população.
Em Diamantino o PJe está instalado na 1ª e na 2ª Varas Cíveis, que possuem juntas cerca de 10 mil processos. O juiz diretor do fórum, André Luciano Costa Gahyva, explica que a comarca está toda organizada para operar com a nova plataforma processual. Além disso, todos os servidores foram capacitados. “A expectativa é dar mais agilidade à tramitação processual. Com o PJe deixaremos de lado muitas atividades manuais e repetitivas”, explica André Gahyva.
Apesar de a implantação ter sido realizada hoje, o PJe só passará a ser obrigatório a partir do dia 5 de dezembro. Até lá, os operadores do direito têm a opção de distribuir os processos de forma física ou pelo PJe.
O presidente do Tribunal de Justiça fez questão de ressaltar que a implantação do PJe, mais do que agilizar a tramitação dos processos, tem a finalidade de facilitar a vida de todos. O desembargador Paulo da Cunha lembrou as vantagens do processo digital, como a sustentabilidade, economia com redução de custos com papel e acesso on line em tempo real. “A sociedade toda está na era digital, o Poder Judiciário não pode deixar de acompanhar essa evolução, que trará benefícios para toda a sociedade”, afirmou.
Para os profissionais que vão operar a nova plataforma eletrônica, o processo judicial trará mais facilidade e comodidade ao trabalho. O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Diamantino, Pérsio Oliveira Landim, ressaltou que a Comarca de Diamantino tem se destacado pela agilidade e comprometimento dos magistrados e servidores. “Acredito que com mais esse recurso tecnológico a prestação jurisdicional vai ficar ainda mais eficiente”, avalia.
O juiz auxiliar da Presidência Aristeu Dias Batista Vilella, ao apresentar as funcionalidades do novo sistema, ressaltou que toda inovação gera resistência, por isso conclamou servidores, advogados, juízes e todos que lidam com processos a receber o PJe com a visão de que o sistema veio para facilitar a tramitação processual.
O PJe está instalado em 128 unidades judiciárias em todo o Estado, movimentando mais de 185 mil processos. A próxima comarca a receber o PJe será o Juizado Especial da Comarca de Campo Novo do Parecis, no dia 29, com a migração do sistema do Processo Judicial Digital (Projudi) para o PJe. Já em Água Boa o PJe será instalado no dia 14 de dezembro.
06/09/2024 - 08:15
02/09/2024 - 07:34
02/09/2024 - 07:32
02/09/2024 - 07:23
02/09/2024 - 07:17