reportermt
18/11/2023 - 07:53 | Atualizada: 18/11/2023 - 10:41
O prefeito de Poconé (104 km de Cuiabá), Atail Marques do Amaral, o Tatá Amaral (União), decretou situação de emergência na cidade em razão dos incêndios que atingem o Pantanal. A decisão foi publicada nessa quinta-feira (16), no Jorna Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso. Na data de hoje, dos 2 mil focos de queimadas em Mato Grosso, 1,5 mil estão no Pantanal poconeano.
Na decisão, o gestor público levou em consideração o fato de o período de chuva ainda não ter começado, o que cria condições climáticas adversas, elevando a temperatura, reduzindo a umidade do ar e tornando o ambiente ainda mais favorável para a propagação de incêndios florestais.
No entendimento da Prefeitura, era necessário dar uma resposta urgente às ocorrências de incêndio florestal com base em levantamento realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Até o momento, a área queimada ultrapassa os 200 mil hectares. O Corpo de Bombeiros aumentou o efetivo de agentes que atuam no combate às chamas, mas mesmo assim, conforme o decreto, os focos só têm aumentado.
A decisão é válida por 60 dias, podendo ser prorrogado em caso de necessidade. Entre as medidas, está a autorização para a convocação de voluntários para “reforçar as ações de resposta ao desastre e para a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência aos afetados pelo desastre”.